Arquivo

Descomplicando o ISO

Se você é curioso já deve ter notado que na sua maquina tem uma opção as configurações  chama ISO, que significaInternational Organization for Standardization ( “Organização Internacional para Padronização”).

60d_quick_control_screen__hero

Nada de colocar bicho de sete cabeças no ISO, ele nada mais é do que o quanto sua exposição ficará sensível a luz através das classificações de quantidade luz ( ISO 100, 400, 800).  Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade, sendo assim, ”vai entrar” muito mais luz na fotografia, ficando mais clara. Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar o momento.

Quanto maior o valor, maior a sensibilidade. Sempre que o valor duplica, a quantidade de luz captada pelo sensor também duplica (a foto fica mais clara).

tumblr_inline_n2vws99S6k1sc378n

Quanto menor o ISO, mais nítida sua foto; e quanto maior (mais alto) o ISO, mais granulada, ou seja, mais grãos irão aparecer na foto.

Para não aparecer esses ruídos, é preciso equilibrar os três itens necessários (velocidade do obturador, diafragma, e ISO) , para a exposição e a qualidade adequada.

buut….. isso depende das condições de luz do que você está fotografando. Eu costumo usar no máximo ISO 400 durante o dia (geralmente deixo no 100 ou 200) e ISO 800 a noite, quando não tenho um apoio para a câmera ou é um assunto em movimento.

Espero ter ajudado a tirar todo o estresse de duvidas sobre essa coisinha que pode ajudar tanto!

beijos com carinho,

Ana Lu ♥

Deixe um comentário